SURGIMENTO DO HEADSET
O primeiro headset surgiu em 1910 na Califórnia, Estados Unidos, na Universidade de Stanford. Na época, a invenção do headset não foi visto como algo que poderia revolucionar a maneira de comunicar-se via telefone, porém com o passar dos anos e principalmente na Primeira Guerra Mundial, foi que a importância da utilização obteve maior atenção, principalmente na utilização dos headsets em aviões de combate para a comunicação com as bases de comando. Daí em diante, a utilização dos headsets se intensificou, passando a ser implantada em órgãos do governo e na sequência, sendo comercializada ao público como um tipo de aparelho telefônico que poderia substituir a forma convencional de se comunicar.
Hoje em dia, não só empresas de Call Centers optam pela utilização de headsets, percebe-se um aumento expressivo de empresas dos mais diversos segmentos utilizando este tipo de equipamento em suas operações. Estudos atuais comprovam que em relação ao uso de telefones convencionais, a utilização de headsets proporciona ao usuário aumento da sua produtividade em mais de 40%, tornando-o multi-tarefas, além de diminuir significativamente os números de afastamentos pela queda acentuada dos casos de lesões nas costas e pescoço ocasionadas pela má postura ao falar em aparelhos convencionais, ao mesmo tempo em que se faz outras atividades. Desta forma, entende-se que a utilização de headsets contribui efetivamente na lucratividade dos negócios das empresas.
Nos últimos 5 anos , especialmente no Brasil, houve um aumento de mais de 700% na quantidade de vendas de headsets voltados para utilização em escritórios e home-offices. Profissionais do setor de telecom estimam que nos próximos 2 anos a utilização de headsets ganhe ainda mais força respondendo por cerca de 20% de todo o mercado de aparelhos de comunicação.